Páginas

domingo, julho 18

Tema 05 - Falta especialização!!

Olá galera!


Mais uma vez estamos aqui abordando um novo tema do Desafio do Conhecimento! Neste post, iremos tratar sobre as vagas de emprego que estão sobrando no industrial.
A indústria brasileira é o setor que mais sofre com a falta de profissionais qualificados. Falta a capacitação das pessoas que procuram empregos neste ramo.



Mas por que sobram tantas vagas?

A base de tudo é uma boa formação. Porém as escolas públicas brasileiras possuem uma educação de má qualidade. E ainda vai demorar bastante tempo para que ela seja melhorada. Os jovens que tem condições para ter um ensino médio em uma escola particular e que conseguem fazer um curso profissionalizante na área que pretendem atuar, terão um futuro no mercado de trabalho mais amplo,  com mais facilidades e com uma remuneração maior.
 O que está acontecendo no setor industrial é que falta a mão-de-obra especializada para preencher as vagas abertas com o aquecimento do mercado. É o chamado "apagão da mão-de-obra", onde a economia das indústrias cresce, necessitando de novos funcionários qualificados, porém a quantidade de profissionais com mão-de-obra especializada é mínima.




A solução das indústrias!


O que as indústrias vem fazendo quanto essa escassez de qualificação por parte dos empregados, é a contratação de pessoas que trabalhavam naquela mesma indústria e que ja estavam aposentadas, ou seja,  pessoas que ja tinham um amplo conhecimento especializado sobre a área, a  importação de estrangeiros qualificados e muitas  vem contratando pessoas recém formadas e oferecem-lhes cursos profissionalizantes na própria fábrica.


Você pode conferir aqui a primeira aula do Telecurso Profissionalizante de Processos de Fabricação.
O Telecurso é uma proposta de educação a distância para adquirir competências básicas para o exercício de uma profissão ou tanto para jovens como para adultos complementar sua escolaridade até o ensino médio.



A automobilística.



A indústria automobilística é um ramo  promissor. Ela vem crescendo cada vez mais, devido ao bom estado da economia brasileira. Isso estimula o consumo de veículos novos por parte da população brasileira.
Além de ser um ramo "quente"´para se trabalhar,  as grandes indústrias como a de automóveis, proporcionam aos novos empregados (aqueles, com a mão-de-obra especializada, porém sem experiência)  opções de trinamento, novas tecnologias, etc. 




Vídeo interessante sobre o assunto:



É isso aí pessoal! Esperamos ter ajudado a todos nesse novo post, e agradecemos a vocês que estão nos acompanhando no Desafio do Conhecimento da Its!
Até mais galera!

10 comentários:

  1. ficou muito bem, parabens Chris ^^

    ResponderExcluir
  2. o texto ficou muito interessante, parabéns!! :)

    ResponderExcluir
  3. A cada post, vcs conseguem se aprimorar mais.. parabéns a vcs e continuem assim!

    ResponderExcluir
  4. Muiito bom mesmo.
    Nota 100!
    (y)

    ResponderExcluir
  5. Veojo que vocês seguiram o meu conselho! Parabéns meninas, e tentem se aprimorar mais ainda! Contem comigo!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Meninas o blog de vcs está mto bom parabens!!!! Continuem assim.....

    ResponderExcluir