Páginas

terça-feira, julho 27

Curso saturado. E agora?

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje iremos escrever sobre os cursos que estão saturados no mercado e qual é a nossa opinião a respeito deles.




Cursos considerados saturados no mercado:

Esses, são sempre os mais procurados pelos vestibulandos. Direito, medicina e odontologia atraem a atenção de muitos joves. Por pensar que esses cursos dão dinheiro, muitos jovens passam anos em cursinhos estudando para conseguir sua vaga. Quando acabam o curso, se deparam com o mercado cheio de profissionais e com poucas chances de ingressar nele.
Um caso típico de saturação em cursos é a odontologia. O mercado de trabalho para o recém formado é muito complicado, pois o número de dentistas no Brasil é enorme.




Para o começo de uma carreira, é necessário antes, escolher o curso que possibilitará aos vestibulandos o ingresso no mercado de trabalho. Tarefa difícil. Os jovens se vêem repletos de dúvidas e perguntas que nem sempre podem ser esclarecidas no ambiente familiar.
A escolha desse curso exige em primeiro lugar um estudo de nós mesmos, para sabermos se temos afinidades com determinadas profissões ou se gostaremos de exercê-las.
Partindo daí, descobrindo se teremos afinidade pela profissão escolhida é que poderemos ingressar no mercado de trabalho com a certeza que teremos sucesso profissional. Porém, não podemos confudir a aptidão, afinidade pelo trabalho exercido com o modismo, ou ainda com o "status" que possam trazer algumas escolhas. Geralmente, as escolhas erradas acontecem pela falta de aptidão somada com o modismo imposto pela época que foi realizada a escolha do jovem.
Um outro problema costuma acontecer com aqueles que se encontram nesta fase de escolha. Nos dias atuais muitos cursos se encontram saturados pelo excesso de profissionais que são despejados anualmente pelas faculdades que se multiplicam em nosso país. Um exemplo disso são as inúmeras faculdades de direito que surgiram na última década em nosso estado, quando antigamente existia apenas uma delas na Universidade Federal de Santa Catarina.
Porém, isso não impede que futuros advogados se estabeleçam no mercado de trabalho, pois, ainda que exista dificuldade por causa da saturação da profissão, o bom profissional que tem afinidade e gosta de exercer o Direito, deverá ter em certo um sucesso profissional.
Assim, podemos concluir que a saturação do mercado relativo a algumas profissões não deverá influenciar o estudante a abandonar sua escolha e optar por outra profissão mais promissora no momento e que não se adeque as suas aptidões.
O profissional de sucesso é aquele que ama o que faz e a profissão em que atua.





Networking. O que é?

Para garantir uma carreira com mais sucesso ainda, o que está em alta na atualidade é o Networking.
Fazer o networking é estabelecer uma rede de relacionamentos com um grupo de pessoas que podem ter influência positiva na sua carreira. Atualmente, não basta que o profissional seja apenas competente, é necessário que ele saiba manter sua empregabilidade. O network é um habito que, se for bem desenvolvido pelo profissional, pode ajudá-lo a:


•Ter acesso a oportunidades no mercado de trabalho;


•Captar informações relevantes para seu dia a dia;


•Divulgar seu trabalho;


•Obter novos clientes;


•Solicitar conselho;


•Captar recursos financeiros para um projeto;


•Recomendar serviços;


•Etc.

Como fazer para que as outras queiram pessoas nos contatar?
Dicas de Jeffrey Gitomer (M.Books, 2007):


1.Ofereça valor: coloque a pessoa diante de contatos que possam resultar em negócios para ela;


2.Seja sincero: mesmo que você comprometa a venda do seu serviço/produto naquele momento irá gerar maior credibilidade para você.


3.Encontre vínculos: encontre algo em comum que os una.


4.Demonstre conhecimento:fale de coisas que interessem à outra pessoa.


5.Esteja presente: mesmo quando você não precisar de nada.

Como e onde começar um networking?

Um network pode ser criado de várias formas, porém a maioria dos autores defende que a melhor maneira de começar o seu é pessoalmente.

Como criar o networking:
Dicas de Rodrigo Schmidt


1 – Comportamento favorável

Você precisa estar alegre, confiante, relaxado, entusiasmado, curioso, paciente e interessado. Com isso você vai passar uma sensação melhor para a pessoa que você gostaria de ter em seu Network.


2 – Estabelecer contato


Vá conversar com a pessoa. Caso não tenha ninguém para lhe apresentar, vá e apresente-se, estabeleça um diálogo. Você pode iniciar com perguntas abertas, ou dando informações para que o outro lhe pergunte alguma coisa. Por exemplo: Bom dia, sou fulano, e sou engenheiro na empresa “x”. Neste caso você da margem para o outro perguntar: “Engenheiro do que?”. Pronto, assim inicia o diálogo.


3 – Estabeleça credibilidade


Seja cortês, sorria, seja agradável de se conversar, mas saiba sempre o que está falando, pois você precisa passar credibilidade ao outro, para que ele se interesse em ter seu contato. E passar o dele a você. Fale sobre assuntos importantes, sendo coerente ao assunto tema da reunião ou evento. Demonstre interesse pelos assuntos dele.






4 – No final do contato, troquem cartões.

Ofereça seu cartão de visitas, e se necessário peça o dele. Caso a pessoa diga que não tem, não insistam. Mas se for um contato muito importante, pergunte se pode anotar o e-mails dela, ou telefone. Sempre de forma amigável e sorrindo.


Onde criar o networking:
Dicas de Rodrigo Schimidt.




1 – Congressos, feiras, palestras, cursos, MBA´s e outros.

Nestes eventos, você sempre conhecerá diversos tipos de pessoas que possuem interesses semelhantes ao assunto do evento, e é sempre uma excelente oportunidade de iniciar um Networking.






2 – Reuniões em geral.

Em muitas reuniões, existem pessoas que você não conhece, e provavelmente será apresentado a elas. Normalmente reuniões profissionais, mas as vezes pessoais também. Preste atenção em quem estão lhe apresentando, pois pode ser útil no futuro.




3 – Apresentação pessoal.

Em algumas ocasiões lhe apresentarão alguém de seu interesse, que pode fazer parte de seu Network. Pode ser novamente uma apresentação pessoal, como profissional. E é essencial você estar sempre atento a estes momentos. Este tipo de apresentação muitas vezes pode ser solicitado, por exemplo, você pode pedir a um amigo apresentar um outro amigo dele que pode ser importante a você.






fontes: http://www.efetividade.net/2010/03/15/networking-amplie-seu-circulo-de-influencia/ 

http://emporiodosucesso.com.br/como-fazer-seu-networking/

http://emporiodosucesso.com.br/onde-criar-seu-network/



Uma boa dica para o networking é o twitter. Ele mantém informado e permite que você estabeleça uma presença online grande. O networking é um processo super interessante, porém, não podemos se chatos e inconvenientes, este recurso leva tempo e requer paciência.

Você pode conferir vídeos interessantes sobre o networking
aqui e aqui .




Obrigada pessoal e, mais uma vez, esperamos ter ajudado vocês! ;)

6 comentários:

  1. Muito bom, parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei imensamente da matéria abordada por vcs.
    Parabéns, garotas!
    Um abraço
    Selma

    ResponderExcluir
  3. Parabens ai o blog ta ficando show..
    tudo de bom pra vocês, boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, suas postagens estão ficando ótimas! Boa sorte meninas!

    ResponderExcluir
  5. parabens, o post tá muito bom, boa sorte na final :D

    ResponderExcluir